quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cogumelos em pão ao forno

As entradas são, regra geral, aquela área da cozinha em que costumo inventar mais e até, dar-lhe aquele aspecto gourmet. Tem o senão de, por isso mesmo, levar bastante mais tempo que a confecção de uma refeição normal, sobretudo quando são preparadas individualmente como é o caso. A receita que se segue, é uma variação duma onde que encontrei algures em que o pão era previamente preparado como as fatias douradas. Acho que ficou a ganhar em salubridade e gosto.

 6 pessoas  40 minutos dificuldade média

Ingredientes:
12 fatias de pão de forma
Queijo ralado
300 grs de cogumelos (duas latas)
2 cebolas médias
150 grs de bacon
Azeite
8 dentes de alho
Sal
Pimenta
1 ramo de salsa
1 colher de sopa de ketchup
Orégãos
Azeitonas verdes descaroçadas


Preparação:
Numa frigideira grande aqueci um fio de azeite com 5 dentes de alho picadinhos. Juntei-lhe os cogumelos, as cebolas, salsa e o bacon, todos eles também picados finamente. Temperei com sal e pimenta e juntei-lhe uma colher de ketchup. Deixei saltear bem.
Num tabuleiro para ir ao forno, dispus as 12 fatias e, em cima delas, com a ajuda de formas de montar, coloquei uma camada com o preparado anterior e outra ligeira camada de queijo ralado. A finalizar a montagem, pus no topo de cada uma delas, uma azeitona verde cortada a meio e um fiozinho de uma mistura feita na picadora com azeite e 3 dentes de alho. Polvilhei ligeiramente com orégãos e levei ao forno até o pão ficar ligeiramente tostado.

Sem comentários: