sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Arroz "à la chinoise"

Apesar de achar que a portuguesa está acima de todas, não escondo a minha predilecção pela gastronomia oriental. A dificuldade, na maior parte das vezes, está em encontrar os ingredientes certos. É natural, por isso, que vá adaptando com resultados muito satisfatórios. Aliás, algumas das minhas experiências têm sido melhores que as confeccionadas nalguns restaurantes chineses que já frequentei.
A receita de hoje é mais uma adaptação. Esta semana fiquei em casa com o J(unio)R: tinha febre alta e tosse pelo que a melhor decisão foi não ir para o infantário. À hora do almoço aproveitei para fazer esta experiência baseada numa receita encontrada em petiscos.com. Não que o meu filhote fosse uma cobaia mesmo a jeito; as palavras "arroz" e "salsichas" são mágicas no que toca a levá-lo para a mesa. E até achei o prato bem saudável, rápido e económico.

 2 pessoas  30 minutos dificuldade baixa

Ingredientes:
140 grs de arroz longo
1 ovo
1 cebola média (cortada às tiras)
1/2 pimento (cortado às tiras; usei 1/4 pimento verde e 1/4 pimento vermelho)
60 grs de ervilhas congeladas
1 colher de sopa de molho de soja
4 salsichas (cortadas às rodelas)
Sal e pimenta a gosto

Preparação:
Primeiro cozi o arroz em água abundante e 1 colher de sopa de sal, durante 12 minutos. No fim de cozido, passei-o por água fria e estendi-o num tabuleiro para ficar seco e solto.
Bati o ovo temperado com sal e pimenta e com ele fiz uma omeleta no wok. Retirei-a e cortei-a em tiras fininhas.
No mesmo wok, depois de cortados em tiras, salteei a cebola e o pimento em (pouco) óleo bem quente durante 2 minutos. Juntei as ervilhas ainda congeladas e o molho de soja. Mais dois minutos. Juntei as salsichas cortadas às rodelas e temperei com sal. Mais 1 minuto.
Finalmente, juntei o ovo e mexi sempre durante mais 2 minutos.
E foi servir.
Importante: por o wok servir para cozinhar a altas temperaturas, como foi o caso, a confecção da receita obriga a que se esteja permanentemente a mexer os ingredientes.

Sem comentários: