quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bacalhau à roupa velha

Apesar do recente compromisso em jantarmos uma coisa mais leve, e optarmos pelas saudáveis sopas, ontem tínhamos um pouco mais de tempo disponível - apesar do J. ter tido a brilhante ideia de ir mijar (é assim que se diz não é? ou acham não combina bom com um blogue de cozinha?) sozinho sem dizer água vai a quem quer que fosse, o que me obrigou a uma pausa de emergência para lhe dar meio banho e roupa lavada.
Dizia eu que, com o - alegado - tempo disponível, deu para fazermos (eu e ela) um dos pratos que mais nos agradam: não é difícil e sabe bem. O nome não sabemos donde vem. Ouvi-o algures a meio da nossa lide.

Antes de ir ao forno...
Ingredientes:
2 postas de bacalhau
2 cebolas grandes
1 couve tronchuda pequena
3 ovos
2 cenouras
2 batatas
100 grs de grão-de-bico
1/4 de broa
1 molho de coentros
6 dentes de alho
Meia chávena de azeite

Depois de ter ido ao forno...
Preparação:
Numa panela, cozemos a couve, cenoura, batatas, os ovos e o bacalhau. O grão já estava cozido. Entretanto, num tacho à parte, fazíamos um refogado ligeiro: deixámos aquecer o azeite 3 dentes de alho, depois juntámos a cebola às rodelas e o bacalhau que esteve a cozer e que depois foi lascado.
Enquanto o refogado se fazia, picámos a broa numa máquina e os restantes dentes de alho e os orégãos à faca. Juntamos estes três ingredientes numa tigela e misturámos bem.
Entretanto, preparámos um tabuleiro de barro onde dispusemos por camadas a cozedura (depois de devidamente cortada em pedaços) e o refogado. A última camada seria composta pela mistura de broa e regada com um fio de azeite.
Vai ao forno e está pronto quanto a broa começa a corar.

2 comentários:

adriana nikolatos disse...

Desejo muito sucesso com o seu blog. Ja estou seguindo.

Sabor em Si disse...

O Sabor em Si deseja muito sucesso em sue Blog. Gostei bastante e já estou te seguindo.
Um grande abraço. Re