quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Tornedó de chouriço com rosti de azeitona.

O dia dos namorados não me diz grande coisa. Mas aproveitei a efeméride para alargar o meu conhecimento ao nível da gastronomia e, excepcionalmente, preparar um jantar bem calórico (ai). Uma coisa é certa: fiquei a saber o que eram, de facto tornedós e rostis.
O tornedó é a parte mais grossa e carnuda do lombo de vaca.
Já o rosti, é uma receita tradicional da culinária suíça. Geralmente, consiste em batata crua ralada que é fritada em manteiga ou outro tipo de gordura (com ingredientes adicionais como cebola, toucinho, queijo, legumes, pedaços de maçã etc.) na forma de uma panqueca aberta. O termo Rösti refere-se também a produtos que, uma vez preparados, ficam dourados e crocantes.

 4 pessoas  40 minutos dificuldade média

Ingredientes:
50 g de azeitonas descaroçadas (verdes e pretas)
2 a 3 batatas
1 ovo 1,5 dl de natas
sal
pimenta de moinho
100 g de margarina
125 g de chouriço
4 tornedós de vaca (cerca de 160 g cada)

Preparação:
Cortei as azeitonas descaroçadas em tiras finas. Lavei muito bem as batatas, pelei-as e ralei-as no ralador de legumes. Obtive cerca de 250 g de polpa de batata ralada.
Bati ligeiramente o ovo e juntei-lhe as natas. Adicionei à batata ralada e juntei as azeitonas. Temperei com sal e pimenta moída na altura e misturei bem.
Derreti cerca de metade da margarina numa frigideira anti-aderente. Deitei aí o preparado de batata e deixei cozer até ficar alourado. Entretanto tirei a pele ao chouriço e cortei-o em fatias finas a todo o comprimento. Derreti a restante margarina e alourei aí os tornedós de ambos os lados. Temperei com sal e pimenta acabada de moer.
Retirei-os para outro recipiente, mantendo-os quentes e, na mesma frigideira, alourei as tiras de linguiça até estarem crocantes.
Servi os tornedós com o rosti de batata e azeitonas, decorados com as fatias de linguiça e salpicados com o molho de fritura. (in http://www.vaqueiro.pt)

Sem comentários: