sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Francesinhazona

Já não passava pelo meu estaminé há uns bons tempos. Daí que, nada melhor que uma receita para vos adoçar a leitura. Ontem apeteceu-me inventar um bolo. A ideia era experimentar um recheio. Para isso, teria de arranjar uma passa. O resultado deu no que a imagem mostra. Parece uma francesinha, mas é bem doce. E maior. Daí o nome estúpido de “francesinhazona”. Tem tudo para vir substituir a moda dos “cupcakes”. Com a vantagem de que é rápido é fácil de fazer.
Vamos ao segredo do “chef”. Mas não contem a ninguém, que eu estou a fazer conta de ficar milionário à pala desta especialidade.

Ingredientes da massa:
7 ovos
150 grs de açúcar
110 grs de farinha (metade é amido de milho)
essência de baunilha, fermento
Papel vegetal, manteiga e farinha para a forma

Ingredientes do recheio:
150 grs açúcar
3/4 de chávena de leite
essência de baunilha
4 ovos

Preparação:
Barrar tabuleiro com manteiga. Colocar folha de papel vegetal. Barrar papel com manteiga e polvilhar com farinha.
Bater as claras dos ovos em castelo. Juntar-lhe as gemas e bater. Juntar-lhe o açúcar e bater. Juntar-lhe a farinha e fermento e bater. Juntar-lhe a essência de baunilha e bater.
Despejar na forma e colocá-la no forno durante 20 minutos. Rapar o que sobra da massa e lamber.
Cozida a massa, desenforma-se corta-se ao meio para fazer uma coisa tipo sanduíche, mas com o recheio que se fez entretanto. Como fiz muito e sobrou algum, barrei a “sanduíche” com o resto para lhe dar aquele ar “que-mistela-é-esta?”.
Fazer o recheio: fácil. Põe-se tudo dentro de uma caçarola e vai ao lume a engrossar.
Sugiro servir bem fresquinho.